Texto: Mirelle Santiago
Foto: Google.com
No Brasil esta cada vez mais comum casos de tráficos de mulheres, de acordo com o Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crime (Unodc) o Brasil é um dos principais países a ter vítimas do tráfico de mulheres.
O tráfico de pessoas é uma forma que a sociedade moderna utiliza para escravizar os mais fracos, que são pessoas de baixa renda, mulheres que são agredidas em casa, sem estudos, etc. Atualmente existem várias organizações criminosas especializadas no tráfico de mulheres. Todos os dias mulheres são vítimas deste comércio que tem como principal objetivo a exploração sexual, o trabalho escravo ou a venda de órgãos.
De acordo com a Unodc no Brasil os estados que mais sofrem com esse tráfico são: Goiás, Ceará, São Paulo e Rio de Janeiro. A maioria das mulheres que esses traficantes procuram deve ter entre 18 e 21 anos e geralmente é mais comum serem capturadas para o tráfico sexual.
Estas vítimas geralmente só percebem que foram vítimas de uma armação quando chegam ao local de destino e são obrigadas a se escravizarem. Antes as vítimas pensam que está indo em busca de um sonho, onde irão trabalhar pouco e ganhar muito dinheiro. O tráfico vai totalmente contra aos direitos humanos, já que ele traz a violência e a escravidão.
As mulheres bonitas, sem estudos, que vivem em regiões precárias e que são alvos de violência doméstica geralmente são as escolhidas pelos traficantes, por estarem mais vulneráveis e quererem mudar de vida.
As mulheres devem ficar mais atentas, pois os traficantes chegam até elas com promessas irrecusáveis, o que leva várias mulheres a sonharem alto e a acreditarem que será possível viajar para outro país e conseguir um emprego sem fazer nenhum esforço.
Então brasileiras não acreditem em tudo o que lhes é prometido, pois nem toda promessa pode ser cumprida, principalmente se a promessa envolve ganhar muito dinheiro sem se esforçar para alcançar o sucesso. Viajar para outro país de “graça”, nem sempre é de “graça” e o preço pela viagem pode ser bem alto. Vamos tirar o Brasil do meio dos países onde mais há o tráfico de mulheres.
(Mirelle Santiago, Jornalista)
Nenhum comentário:
Postar um comentário