Libras (Língua Brasileira de Sinais) é uma língua de sinal natural de comunidades surdas, mas isto não quer dizer que seja apenas para pessoas com deficiência auditiva.
Os comunicadores (pessoas que estudam a comunicação social) têm que se dar conta da importância de ter um curso de Libras, afinal de conta Libras também é um meio de comunicação. Para jornalistas como eu é de extrema importância já que se algum dia precisar entrevistar alguém com deficiência auditiva poderá fazer a entrevista sem ter que contar com um interprete.
Aprender Libras é tão importante na profissão de um comunicador assim como é importante o inglês e o espanhol. O difícil é que nem todos os comunicadores pensam por esse lado.
Quando minha amiga Danila Lina, que também é jornalista, me chamou para fazer Pós-Graduação em Libras eu fiquei meio sem entender o porquê de uma jornalista querer fazer Libras, mas depois pensando um pouco entendi a importância desse curso para mim que sou uma comunicadora.
Mas ao chegar no Instituto Consciência GO, onde faço a Pós-Graduação de Libras, me deparei com o que já esperava: as únicas pessoas que se preocupam em fazer um curso em Libras são professores, na sala e pelo que vi em qualquer turma de Libras não há comunicadores.
Bom estava pensando no quanto seria bom expressar a minha opinião em relação ao assunto Libras e resolvi escrever para o Diário um artigo e expor a minha opinião, quem sabe os comunicadores não se animam a fazer um curso de Libras.
Ao ter contato com a língua de sinais você estará aprendendo outra língua, será como fazer um curso de inglês, onde você aprende outra língua, a diferença é que você não usará a fala, mas sim os sinais para se comunicar.
A Libras não é universal, cada país constitui os seus sinais de acordo com a sua cultura. De acordo com a Lei brasileira Libras é reconhecida como meio legal de comunicação e expressão.
Bom então vai um conselho para todos os comunicadores: procurem um curso de Libras será importante para o seu aprendizado, pois você estará abrindo novos caminhos para a comunicação.
(Mirelle Santiago, Jornalista)
e verdade eu tenho muita vontade de fazer libras também.
ResponderExcluir