domingo, 2 de outubro de 2011

3º Encontro Regional de Jornalistas em Assessoria de Comunicação


Texto: Mirelle Santiago
    


No último dia 30 de setembro e 01 de outubro foi realizado na Câmera Municipal de Goiânia o 3º Encontro Regional de Jornalistas em Assessoria de Comunicação (ERJAC – GOIÁS). O tema discutido no encontro foi: A liberdade de expressão e o jornalismo em Assessoria de Imprensa.
       A abertura feita no dia 30 de setembro teve como palestrante da primeira conferência o jornalista e presidente da Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ), Celso Schroder, que ministrou sua conferência de tema: A liberdade de expressão e o jornalismo em assessoria de imprensa.
    Durante seu discurso Schroder declarou que os jornalistas têm lutas para travar e uma dessas lutas é que os jornalistas têm a obrigação de cumprir o papel social que a sociedade os delega. Segundo o jornalista a sociedade criou o jornalismo porque precisava de alguém para fazer o papel de mediador.
     Schroder relatou que as novas tecnologias é muito útil, mas não desbanca o jornalismo. “As novas tecnologias é uma novidade fantástica, pois recompõem  a sociedade, mas isto não faz que seja desnecessário o jornalismo”, declara Schroder. 
     Sobre a assessoria de imprensa Schroder diz que ela não é uma profissão diferente de jornalismo, para ser um assessor precisa saber o que o jornalista sabe. 
      No segundo dia de encontro houve três conferências. Durante a conferência A Assessoria de Imprensa e o Interesse Público, a chefe de assessoria de comunicação do Ministério Público, Marília Assunção, relatou que os assessores de imprensa são iguais os jornalistas da redação. Ela ainda informou que negociar esta presente no dia-a-dia de um assessor. “O nosso trabalho é negociar, não podemos ser porta voz daquilo do que não dominamos totalmente”, declara Marília. 
     Luiz Spada, jornlista, diretor do Departamento de Relações Institucionais da FENAJ e vice-presidente do Sindicato de Jornalistas de Goiás, que esteve presente na mesa conferencista: O Mercado de Assessoria de Imprensa em Goiás, afirmou que hoje 70% dos jornalistas estão atuando em assessoria, até porque a redação não tem espaço para todos os jornalistas.
        Durante a última conferencia: A Assessoria de Imprensa e as Redes Sociais, Carolina Zafino, professora da PUC GO e assessora de comunicação do Tribunal de Justiça, declarou que as redes sociais são meros apêndices de comunicação social. Para ela o jornalista é um analista do dia.
     Para o jornalista e assessor de imprensa da Secretaria Estadual de Agricultura, Vonivar Campos, os jornalistas que não se atualizarem com as redes sociais não terão espaço no mercado de trabalho.
       Todas as conferências ajudaram os participantes a compreender mais sobre a assessoria de imprensa e o mais importante saber que os princípios da assessoria são os mesmos que os dos jornalistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário