sexta-feira, 27 de maio de 2011

Falta de Atenção e Hiperatividade

Esta cada dia mais comum encontrarmos uma criança com TDAH, o neuropsiquiatra Fabio Borges fala como perceber que a criança tem esse transtorno


Texto: Mirelle Santiago




A criança que não para quieta, não faz o dever de casa e nem presta atenção em nada, pode estar com os sintomas de défict de atenção ou de hiperatividade. Esses sintomas podem indicar a presença do transtorno de forma isolados ou juntos, nesse último caso denominado Transtorno de Défict de Atenção e Hiperatividade (TDAH).
Em 1902 foi a primeira vez que o Transtorno de Défict de Atenção foi descrito, e durante esses anos já foi chamado de vários nomes, como: Sindrome da criança Hiperativa, lesão cerebral mínima, etc.
Marcelo Pereira dos Anjos, segurança, tem uma filha com o TDAH. Descobriu  que a filha tinha esse transtorno há um ano quando a professora o chamou para falar que a filha não parava de conversar e não conseguia ficar sentada durante a aula. " A minha primeira reação foi dar um castigo, pensei que era teimosia", conta. Numa conversa com a pediatra de sua filha, Marcelo recebeu a indicação de neuropsiquiatra, com o qual a menina de nove anos realiza tratamento há seis meses. " Acredito que hoje a minha filha melhorou uns 70%", comemora.
A professora Wyara Bueno diz que vários de seus alunos são inquietos. Ao perceber algum sintoma de hiperatividade, o primeiro passo é uma conversa franca com a mãe das crianças "Sempre fazemos reuniões e orientamos as mães para observar se a criança também tem comportamento excessivamente inquieto em casa",conta. O diagnóstico do Défict de Atenção e Hiperatividade, mais comum entre crianças e adolescentes, é complexo. O diagnóstico de uma criança TDAH não é feito por exame, mas por métodos comandados por médicos psiquiatras e equipes de profissionais como psicólogos e fonoaudiólogos. Para o neuropsiquiatra Fabio Borges o ideal é procurar um neurologista ou um psiquiatra que façam uma entrevista detalhada com a criança e a família. Em seguida o médico pede exames para afastar outras possibilidades de transtorno, além do encaminhamento para outros profissionais.



Como se percebe o Défict de Atenção/ Hiperatividade na escola?

Os professores podem perceber se o aluno tem o TDAH, as características de crianças com TDAH são:
  • Não ficam paradas na sala de aula.
  • Falam muito com os colegas.
  • Interrompem de maneira imprópria o professor.
  • Iniciativas descontroladas.
  • Tumultuam a classe com brincadeiras fora de hora.
  • Apresentam desempenho abaixo do esperado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário